
Hoje 1 de janeiro de 2050, não há o que comemorar nesta virada de ano, esse ano completo 60 anos e não há nada do que possa me orgulhar, nosso mundo está um caos, o que há cinquenta anos sempre ouvíamos falar tapávamos os ouvidos e recusávamos a acreditar, agora convivemos com muitas dificuldades, racionando água e alimentos, o calor é insuportável tanto quanto o frio, foi o tempo que eu pegava o jornal de manhã para olhar a previsão do tempo, agora não existe mais previsão, o mundo está em total desequilíbrio, catástrofes consequentes de maremotos, tufões e tornados se tornam cada vez mais frequentes a cada ano.
Quando era jovem sonhava em passar minha aposentadoria descansando numa casinha de praia junto com minha esposa, um sonho inalcançado e agora inalcançável, praias não existem mais, devido ao derretimento das calotas polares, todas as cidades litorâneas foram engolidas, e minha esposa faleceu de problemas pulmonares a dois anos atrás.
Ontem na véspera de ano novo estava na sala quando meu neto Pedro me fez a seguinte pergunta:
- Vovô minha professora falou na escola que os culpados de todos os problemas de hoje foi por que os habitantes que viviam aqui no passado, mesmo sabendo que tudo isso poderia acontecer não fizeram nada e continuaram a poluir e destruir a natureza, é verdade ?
-Sim, meu neto, se há quarenta anos atrás todos, tivessem tomado algumas medidas e mudanças de hábitos hoje você estaria vivendo em um mundo melhor.
Pobre Pedrinho, que legado maravilhoso nossa geração está deixando para nossos filhos e netos, com apenas 12 anos, já em sua face traços de grande preocupação, de um futuro incerto .
-Mas vovô quais eram essas medidas ?
-Veja bem Pedrinho, a 40 anos atrás eramos acomodados, com muitas alternativas de transporte continuávamos a utilizar nossos automóveis, não reciclávamos lixo, e os mais gananciosos não queriam ser menos gananciosos, com suas grandes industrias despejavam toneladas e toneladas de produtos químicos nos rios e gases tóxicos na atmosfera.
-Deveríamos ter exigido uma legislação melhor de combate a poluição, desenvolvido tecnologias para reciclar o lixo e diminuir a emissão de gases, aumentado a fiscalização nas matas e florestas, controlando o desmatamento e incêndios, mas a corrida pelo desenvolvimento econômico junto com a ignorância ofuscou a todos,tapamos os olhos e ouvidos e continuamos seguindo nossas vidas,até que era tarde e os problemas vieram como uma grande avalanche.
Com olhar triste Pedrinho olhou nos olhos do avô, abaixou a cabeça e ficou em silêncio, ele entendeu, seu neto não havia acreditado no que a professora tinha lhe ensinado.
Por: otaneR.Y.Y
Nenhum comentário:
Postar um comentário